sexta-feira, 8 de março de 2013

Hino a São Lourenço


O Hino a São Lourenço foi composto em 1961 com música do Maestro Francisco Guinesi (Fanchê) e letra do Prof. Joaquim Ribeiro Franqueira. O Hino que era ensinado nas escolas, depois caiu no esquecimento e como na época não foi legalizado, não havia como difundí-lo. Em 1991, a então Diretora da FUMDEC, Edna de Souza Neves iniciou um movimento para que o mesmo fosse oficializado, encaminhando à Câmara Municipal os estudos feitos por comissões de músicos e professores que atestaram a legitimidade da letra e música enquanto Hino. O projeto não foi aprovado, mas não ficou esquecido.
Em 1998 o Assessor de Cultura, José Henrique Martins solicitou ao Executivo que se oficializasse o Hino, o que não aconteceu. Em 2008, o então Diretor da FUMDEC, Raul Ribeiro dos Santos, fez um concurso para a escolha do Hino que também não vingou.
Finalmente em 2010, por indicação da Diretora da FUMDEC Maria Bernadete Guimarães, o Prefeito José Sacido Barcia Neto encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal, que aprovado oficializou o Hino a São Lourenço através da Lei nº 2.953, de 22 de Março/2010.
A Sociedade Musical Antônio di Lorenzo, regida pelo maestro Joaquim Ferreira ensaiou o Hino e um grupo de vocalistas voluntários o aprendeu para que o mesmo fosse apresentado na abertura do desfile de 1º de Abril do mesmo ano. Posteriormente o Coro Canto das Gerais e a Sociedade Musical Antônio di Lorenzo, regidas pelo Maestro Paulo Freitas, gravaram um CD que foi distribuído às escolas.  A partir desta data, nos desfiles e comemorações  o Hino a São Lourenço vem sendo executado, para que além de se tornar mais conhecido, possa ser guardado em nossos corações.
Acreditamos ser este, um presente absolutamente importante sob o ponto de vista cultural para o Município.

Hino a São Lourenço


Partitura  do Hino a São Lourenço - I


Partitura do Hino a São Lourenço - II



0 comentários:

Postar um comentário