terça-feira, 8 de abril de 2014

ERMIDA APÓS A RESTAURAÇÃO


         A história da Ermida é a história de São Lourenço, pois quando São Lourenço era ainda uma pequena povoação, onde hoje está a Ermida foi celebrada a primeira missa em 10 de agosto de 1891.
          Logo depois começou a construção da Ermida que foi concluída em 1903. Nessa época o deputado Francisco Luiz da Veiga doou a imagem de São Lourenço, Padroeiro de nossa cidade.


          Com a construção da Igreja Matriz na década de 1930, a Ermida deixou de ser o centro do movimento religioso de São Lourenço. Nos anos seguintes era celebrada na Ermida a missa dominical, celebração que deixou de ter continuidade. Assim, a Ermida ficou fechada por muitos anos e desgastada com o passar do tempo, necessitava de grandes reparos.
         Em 1973, a Ermida foi restaurada por Frei Osmar Dirk’s, então Vigário da Paróquia. Após as intervenções na estrutura, a pedido de Frei Osmar realizou-se uma reunião com os membros da Paróquia, onde ele expôs o novo modelo do altar e do interior da Ermida para que os mesmos fossem alterados. A decisão desse pequeno conselho foi positiva e as obras tiveram início.


          A intenção de Frei Osmar era transformar a Ermida em um local de reflexão e meditação. Localizada nos limites do Parque das Águas, oferecia as condições ideais para tratar a alma e a saúde do corpo com as águas minerais.
         Todas as pinturas, quadros a óleo e escultura foram criados com o objetivo de explicar os princípios do catolicismo. Para a realização desta obra de arte foram contratados os serviços da artista plástica alemã Irmy Maria Kless, que também projetou o mosaico do Senhor Bom Jesus do Monte, elaborado pelo artista Heinz Schuler. Os vitrais da Glorificação do Bom Jesus e da Humanidade pelo Pai foram executados por Lorez Heilmeyer. As obras de madeira foram criadas por Hilário Ferreira.





          Em um trabalho que uniu o antigo e o moderno, cada detalhe tem um significado. Em uma das pinturas Jesus indica o caminho aos discípulos de Emaús, a pia batismal foi a primeira de nossa comunidade. Quantas pessoas foram ali batizadas? O púlpito também foi o primeiro de nossa comunidade, onde eram realizados os sermões dos sacerdotes que por aqui passaram. A cena do lava-pés, onde Jesus ajoelhado nos mostra a humildade, da qual Ele é o maior exemplo. A mesa da comunhão sobre um tronco de cedro enviado pela família Viana do Sítio Taboão, onde podemos ver uma mão sustentando o altar. A pintura onde Jesus está á frente da comunidade de São Lourenço guiando-a. O mosaico no altar apresenta a imagem de Cristo no alto do monte, com as mãos estendidas, abertas, usando uma vestimenta branca. Toda figura está envolta por um relâmpago, símbolo da dinâmica do amor e tendo atrás uma cruz. A água que jorra simboliza a dádiva de São Lourenço com as águas minerais.


          Neste período Frei Osmar trouxe para a Ermida a cópia radiográfica do Santo Sudário de Turim, que foi exposta em local de destaque na Igreja recém-reformada. São Lourenço também sediou na década de 1970 o Primeiro Congresso Sudarístico Nacional, no qual se realizou ampla discussão sobre o mistério da Imagem de Cristo.


     Em dezembro de 1997 uma reforma foi realizada na Ermida pela Fundação Municipal de Cultura, sendo recuperado todo madeiramento do teto e o altar primitivo que se encontrava na sacristia foi novamente instalado, ocultando a arte em mosaico.


       Pelo seu valor histórico, arquitetônico e artístico a Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte foi Tombada pelo Decreto Municipal nº 4.693 de 28 de novembro de 2012, portanto está sujeita à proteção especial de acordo com a Lei Municipal 3.044 de 20 de setembro de 2011.


        No ano de 2013, com a aprovação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de São Lourenço, 50% do valor arrecadado pelo Município com o ICMS Cultural foi aplicado na restauração da Ermida, que mais uma vez, desgastada pelo tempo, precisava urgentemente de uma reforma e o altar primitivo ao ser retirado se desintegrou.



     O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de São Lourenço, em reunião datada de 19 de março de 2014 decidiu que a Ermida deveria voltar ao seu aspecto da década de 1970, para que novamente seja visualizado o mosaico. A Paróquia está fazendo um Projeto em que consta a colocação do Santo Sudário à vista, dentro da Ermida, onde ficará devidamente acondicionado e as imagens serão recolocadas na Sacristia onde estavam anteriormente.




       Pois o valor dessas artes plásticas ultrapassam os aspectos físicos, representam a história dessa comunidade, de seus indivíduos, o marco deixado por Frei Osmar Dirk’s, que com sua sensibilidade trouxe os artistas para contarem naquelas pinturas a História de São Lourenço, que não deve ser apagada pelo tempo. Pois São Lourenço, diferente das outras cidades, é uma dádiva das águas minerais.


0 comentários:

Postar um comentário