terça-feira, 6 de abril de 2010

Desfile de 1º de Abril

Aconteceu no último dia 1º, o Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 83 anos de emancipação político administrativa de São Lourenço. A Fundação Muncipal de Cultura parabeniza o município por seu aniversário bem como todos os grupos, escolas e organizações que participaram do desfile. Descata-se em paralelo ao desfile, a oficialização do Hino a São Lourenço. Em 1961, conforme documento histórico (partitura original com dedicatória do Prof. Franqueira ao jornalista e historiados Synésio Fagundes) foi feito o Hino a São Lourenço com música do Maestro Francisco Guinesi (Fanchê) e letra do Prof. Joaquim Ribeiro Franqueira. O Hino que era ensinado nas escolas caiu no esquecimento e como na época não foi legalizado, não havia como difundí-lo. Em 1991, a então Diretora da FUMDEC, Edna de Souza Neves iniciou um movimento para que o mesmo fosse oficializado, encaminhando à Câmara Municipal os estudos feitors por comissões de músicos, professores que atestaram a legitimidade da letra e música enquanto Hino. Mas o projeto não foi aprovado. Entretando, não ficou esquecido.
Em 1998 o Assessor de Cultura, José Henrique Martins solicitou ao Executivo que se oficializasse o Hino, o que não aconteceu. Em 2008, o então Diretor da FUMDEC, Raul Ribeiro dos Santos, fez um concurso para a escolha do Hino que também não vingou.
Finalmente, este ano, a Câmara Municipal aprovou a Lei nº 2.953 instituindo o Hino a São Lourenço.
A Sociedade Musical Antônio de Lorenzo, regida pelo maestro Joaquim Ferreira ensaiou o Hino e um grupo de vocalistas voluntários o aprendeu para que o mesmo fosse apresentado na abertura do desfile.
Acreditamos ser este, um presente absolutamente importante sob o ponto de vista cultural para o município. A partitura original do Hino a São Lourenço está exposta na FUMDEC e pode ser observada por todos os visitantes que passarem pela Exposição Fotográfica São Lourenço Ontem, São Lourenço Hoje.
Parabéns, São Lourenço!

foto-montagem do desfile (clique para ampliar)

 

0 comentários:

Postar um comentário