terça-feira, 5 de março de 2013

Preservando a História de São Lourenço


O arquiteto André Silva Figueiredo da Equipe Memória e Arquitetura de Belo Horizonte esteve em São Lourenço entre os dias 26 de Fevereiro a 1º de Março para atualizar as Fichas de Inventário dos seguintes bens: Curtume, Santo Sudário, Asilo Casa de Maria, Igreja Matriz, Igreja Nossa Senhora de Fátima, Mercado Municipal e Pedra da Montanha Sagrada.
A Memória e Arquitetura é a empresa que presta consultoria técnica à Diretoria de Cultura na área de patrimônio. Durante a semana que permaneceu na cidade, o arquiteto também fez o Inventário da  Alameda Silvério Sanches Netto (Calçadão 2), do Arquivo Synésio Fagundes e trabalhou na readequação do Tombamento do Palacete Cardoso.
Para fazer o trabalho, André Figueiredo visitou todos os bens relacionados, fez várias entrevistas com pessoas que trabalham ou são de alguma forma ligadas a estes locais e  tirou fotos. Os dados históricos foram fornecidos pela Diretoria de Cultura.
As atualizações e levantamentos realizados fazem parte do plano de trabalho para 2013, elaborado conjuntamente pela Equipe Memória e Arquitetura, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de São Lourenço e a Diretoria de Cultura.
  

Igreja Matriz

Igreja Nossa Sra. de Fátima

Santo Sudário

Palacete Cardoso

Mercado Municipal

Curtume de São Lourenço




0 comentários:

Postar um comentário