segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra

A morte de ZUMBI foi a grande inspiração para a efetivação da comemoração da data da consciência negra, data que foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003 e escolhida para homenagear o rei dos quilombos.
Zumbi foi o personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Em São Lourenço a data foi comemorada com uma diversidade de atrações nas ruas, teatro, muita danças, música e comidas típicas para celebrar a criação de um marco importante na história e um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
Agradecimentos especiais a João e Michele pela organização deste evento que muito enriqueceu o calendário cultural de nosso município.








2 comentários:

  1. Olá pessoal boa noite. Quero parabenizá-los pelo blog. É muito bom poder ver os projetos culturais da nossa cidade.
    Gostaria de enviar um email com o texto a seguir mas não encontrei o endereço. Se possível me envie por favor.

    A Escola Municipal Noêmia Goulart tem um projeto de teatro infantil que é nota dez. A direção juntamente com a professora e os pais tem incentivado os pequeninos de 5 aninhos (somente) nas peças, que são lindas. Inclusive já estão ensaiando uma que será apresentada antes do natal. Se tiverem interesse em divulgar é só avisar. Envio as fotografias e as informações.

    Além do teatro, a escola faz um trabalho de consciência sobre reciclagem. Os pais arrecadam o material e envia para a escola que vende e reverte para a própria escola. Até pilhas e baterias usadas são arrecadados para descartar em lugar apropriado.
    Inclusive toda a decoração de natal será nesse tema. Guirlandas, sinos, árvores. Muito interessante.

    Sou mãe de um aluno e me agrada muito esse trabalho, por isso envio essas informações para divulgação!

    Grande abraço e agradeço!!!
    Flávia Borges

    ResponderExcluir
  2. Oi, Flávia... Que bom que você gostou do nosso blog. Claro que divulgaremos a peça para vocês. Por favor entre em contato conosco pelo mail fumdec@gmail.com
    Esperamos seu mail.

    ResponderExcluir